Talvez o passeio mais famoso em Milagres seja o de jangada que permite você chegar nas piscinas naturais. São três opções de saída: as beiras das praias de Porto da Rua, Toque ou Milagres.
Já fiz duas vezes esse passeio. Na primeira vez, em setembro, a maré estava baixa e era baixa temporada, o que convergiu num passeio muito mais tranquilo e bonito. Com a maré baixa fica melhor de ver os arrecifes que ficam muito mais nítidos. A segunda vez foi em janeiro, além da temporada também estava em alta a maré. Assim, a experiência não foi tão satisfatória, muita muvuca de jangadas nas piscinas o que dificulta os mergulhos e a maré alta dificulta que se veja os arrecifes.
Comparado a outros passeios de jangada por piscinas naturais, este não tem tanta vida marítima, mas o visual é surreal. Olhar a costa de dentro das piscinas é presenciar um milagre. O contraste de água, areia branca e vegetação em diversos tons de verde surpreende o visitante que irá guardar a imagem para o resto da vida. Além disso, estamos falando da 2ª maior barreira de corais do mundo, ficando atrás apenas da Austrália.
Conclusão sobre o passeio de jangada:
Verifique sempre no dia anterior qual será o horário do passeio pois eles variam de acordo com a maré.
- Duração: 1h a 1h30
- Os preços variam de R$ 40 a R$ 50.
- Capacidade das jangadas: até 6 pessoas
- Leve máscara para ver os peixinhos